quinta-feira, 22 de março de 2018

Resumo sobre Sistema Imunológico


O sistema imunológico é um conjunto de estruturas e processos biológicos formados por numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra as doenças. Estes invasores externos, chamados de antígenos, podem ser microrganismos como bactérias, fungos, protozoários e vírus ou agentes nocivos como substâncias tóxicas.
Os antígenos são combatidos por substâncias que o próprio sistema imune produz, chamadas de anticorpos. Estes reagem de maneira específica aos antígenos. Assim, quando o sistema imune não está totalmente inteiro para combater os invasores de forma eficaz, o corpo acaba por reagir com doenças, infecções ou alergias.


A defesa corporal é realizada por um grupo de células específicas. Porém, para produzir essa defesa, o organismo precisa reconhecer o patógeno ou qualquer que seja o invasor para depois combatê-lo e destruí-lo. Nesse sentido, será exposto abaixo um resumo do sistema imunológico no que diz respeito às suas principais características.

Existem dois tipos de resposta imune: inata e adaptativa

Inata: é caracterizada por células e proteínas que estão sempre presentes e preparadas para enfrentar os microrganismos e destruí-los através da fagocitose. Podem-se classificar como principais componentes da imunidade inata as barreiras epiteliais da pele e o trato gastrointestinal e respiratório;

Adaptativa: formada basicamente pelos linfócitos, que reconhecem de forma específica o patógeno invasor. Manifestada de maneira silenciosa, responde à presença de microrganismos infecciosos, tornando-se ativa para gerar mecanismos potentes que neutralizam e eliminam os microrganismos.
As células do sistema imune pertencem a dois grupos principais: os linfócitos e os macrófagos. Na sequência, um resumo do sistema imunológico quanto às células principais e suas respectivas funções.
Um dos agentes mais importantes na regulação da resposta imune são os macrófagos. Essas células estão presentes nos tecidos conjuntivos e no sangue, chamados de monócitos, e no sistema imune. Como são as primeiras a perceber a presença dos agentes invasores, têm como função detectar e fagocitar esses microrganismos.
Ainda, desempenham o papel de limpadores (fazem a limpeza do tecido necrosado ou inflamado) e de produtores de interleucinas (responsáveis pela ativação dos linfócitos e na indução da divisão de outras células). Produzidos na medula óssea e no timo são um tipo de leucócito (glóbulo branco) e podem ser classificados em três tipos principais:

Linfócitos B: responsáveis pela produção de anticorpos reconhecem o receptor do antígeno e transformam-se em plasmócitos. Estes produzem e secretam os anticorpos necessários que se ligam com o antígeno;

Linfócitos T auxiliadores: tem como função comandar a defesa do organismo. São os responsáveis por interagir com os linfócitos B e a auxiliá-los na produção de anticorpos;

Linfócitos T matadores: o próprio nome já diz: são responsáveis pela destruição de células anormais, infectadas ou estranhas ao organismo.
Os órgãos do sistema imunológico
Os tecidos e órgãos do sistema imunológico podem ser classificados em dois grupos: primários e secundários. Os primeiros são os principais locais de formação e amadurecimento dos linfócitos. Já os segundos fornecem o ambiente necessário para que os linfócitos possam interagir entre si, após a sua produção e seu amadurecimento com células acessórias e com antígenos.
Para finalizar o resumo do sistema imunológico, serão apresentadas informações sobre a divisão dos seus dois tipos de órgãos.

Órgãos imunitários primários

Medula óssea: corresponde a um tecido conjuntivo que está presente no interior de ossos longos. Além da produção de células sanguíneas e plaquetas, a medula produz organismos importantes relacionados à imunidade como os linfócitos B e os linfócitos T, que são glóbulos brancos do sangue. É nesse órgão, também, que os linfócitos B são amadurecidos;

Timo: responsável pelo amadurecimento dos linfócitos T é produzido na medula óssea, para, em seguida, ser liberado para o sangue. Durante toda a vida, o timo faz o processo inverso (involução), ou seja, ele diminui de tamanho. Por isso, é substituído pelo tecido adiposo nos idosos, contribuindo para a diminuição da produção de linfócitos T.

Órgãos imunitários secundários

Linfonodos: também chamados gânglios linfáticos, são pequenos órgãos que se encontram nos vasos linfáticos. É nesse local que a linfa será filtrada, em seu caminho para o coração, para permitir que partículas invasoras sejam fagocitadas pelos linfócitos e macrófagos existentes nos linfonodos;

Tonsilas: sua função é bastante parecida com a dos linfonodos. São responsáveis pela produção dos linfócitos e estão localizadas na parte posterior da boca e acima da garganta;

Baço: responsável por filtrar o sangue para remover os microrganismos, substâncias estranhas e resíduos celulares. Também atua na produção dos linfócitos;

Adenoides: constituídos por um conjunto de tecidos linfoides protetores, estão localizados no fundo da cavidade nasal. A sua principal função é ajudar na proteção do organismo contra bactérias e vírus que causam doenças transmitidas pelo ar;

Apêndice cecal: é um pequeno órgão tubular localizado na primeira porção do intestino grosso (ceco). É dotado de grande quantidade de glóbulos brancos e é responsável pela defesa do organismo.




Fonte: https://www.resumoescolar.com.br/biologia/resumo-da-sistema-imunologico/

Transformações Químicas


Transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. Diferenciam-se das transformações físicas pelo fato de que as transformações físicas apenas alteram estado e as substâncias continuam sendo as mesmas.
Além da mudança de estado, as variações de cheiro, de cor, de densidade e de temperatura podem ser evidências de transformações químicas. Nelas podem acontecer explosão e liberação de gases.
É possível confirmar a origem de novas substâncias comparando-se as características apresentadas por produtos e reagentes.
Produto é a nova substância, enquanto reagente é a substância que lhe dá origem, ou seja, a substância inicial.

Tipos de Transformações
As transformações químicas podem acontecer das seguintes formas: por junção de substâncias, por ação da luz, por ação do calor, por ação mecânica e por ação da corrente elétrica.

Por Junção de Substâncias
Esse tipo de transformação decorre da mistura de substâncias. Como exemplo podemos citar a mistura de iodeto de potássio com nitrato de chumbo, o que resulta no produto iodeto de potássio.

Por Ação da Luz
Também chamada de fotólise, um exemplo de transformação química que acontece em virtude da iluminação é a fotossíntese.
A ação de obter glicose através da luz do Sol é um processo que acontece a partir dos reagentes dióxido de carbono e da água. Como produto, são obtidos oxigênio e matéria orgânica.

Por Ação do Calor
Também chamada de termólise, o exemplo mais simples de transformação química por ação do calor que pode ser citado é o cozimento de alimentos.
É através do calor do fogo que a maior parte dos alimentos são transformados e podem ser consumidos.

Por Ação Mecânica
A transformação química por ação mecânica é aquela que acontece quando há atrito entre as substâncias, tal como a explosão por dinamite.

Por Ação da Corrente Elétrica
Também chamada de eletrólise, um exemplo de transformação química por ação de eletricidade é o reagente cloreto de cobre em solução com água. Ao reagir, essa substância dá origem ao produto cloro após a ação da corrente elétrica.
No processo de obtenção do alumínio, que passa por três etapas (mineração, refinaria e redução), a eletrólise é utilizada na redução.

 

Exercícios
1. Três das evidências da ocorrência de transformação química são:
mudança de cor;
mudança de cheiro e
produção de gás.

Essas três evidências são observadas, conjuntamente, quando
a) uma esponja de aço exposta ao ar úmido fica enferrujada.
b) a massa de um bolo é assada em um forno de fogão a gás.
c) cal hidratada, Ca(OH)2 por aquecimento, transforma-se em cal viva, CaO.
d) soluções aquosas de Na2CO3 e HCl são misturadas produzindo efervescência.
e) cubos de gelo acrescentados a um copo de água líquida desaparecem.

2. Para que uma transformação química esteja em estado de equilíbrio dinâmico,
é necessário, entre outros fatores, que
a) os reagentes e produtos sejam incolores.
b) os reagentes e produtos estejam em estados físicos diferentes.
c) haja liberação de calor do sistema para o ambiente.
d) haja coexistência de reagentes e produtos no sistema.
e) as concentrações dos produtos aumentem com o tempo.



Fonte: https://www.todamateria.com.br/transformacoes-quimicas/

quarta-feira, 21 de março de 2018

Nova pirâmide alimentar


A NOVA PIRÂMIDE ALIMENTAR É UM GUIA SIMPLES E CONFIÁVEL PARA AUXILIAR NA ESCOLHA DE UMA DIETA SAUDÁVEL


A Harvard School of Public Health, um dos maiores centros de estudos sobre saúde pública dos Estados Unidos, publicou uma nova atualização da antiga Pirâmide alimentar. A Pirâmide Alimentar de Harvard foi desenvolvida com base em resultados de pesquisas científicas recentes. Ela tem em sua base a prática de atividade física associada à manutenção de um peso saudável e uma adequada hidratação. Os cereais integrais, as gorduras saudáveis (azeite de oliva, óleo de canola) e as frutas e hortaliças também encontram-se na parte inferior da pirâmide e têm seu consumo estimulado, enquanto alimentos como carnes vermelhas gordurosas, cereais refinados e bebidas com sal e açúcar estão no topo da pirâmide e devem ter um consumo esporádico. Fizemos uma adaptação da versão original publicada em inglês para os nossos leitores do site. 
Confira: (clique no endereço abaixo da figura para salvar ou imprimir a figura em tamanho grande):
 O que diz a nova pirâmide alimentar?
Pratique exercícios físicos e atividades ao ar livre com frequência. Um estilo de vida saudável é construído tendo como base a prática regular de atividade física, a qual contribui para o alcance e a manutenção do peso saudável. Não se esqueça de hidratar seu corpo. Consulte seu nutricionista afim de descobrir qual é o peso mais adequado para você. Aconselhamos o teste de bioimpedância para avaliar se sua quantidade de gordura, músculos e hidratação está adequada e considera saudável para sua idade e sexo.
Foque na qualidade dos alimentos consumidos e não apenas nas quantidades. A Nova Pirâmide dos alimentos não especifica as porções dos alimentos em gramas. Ela é um guia simples que ajuda você a a decidir como se alimentar. Você vai passar a prestar mais atenção na qualidade da sua alimentação.
Uma alimentação baseada em alimentos não industrializados é a mais saudável. Prefira as hortaliças, as frutas, os grãos integrais e as gorduras saudáveis como o óleo de canola e o azeite de oliva extra-virgem. Estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Além do mais, os cereais integrais são digeridos mais lentamente, mantendo o organismo saciado por mais tempo. Os refinados devem ser banidos para o topo (comer esparsamente), juntamente com os doces.
Procure usar receitas saborosas, para trazer os alimentos saudáveis para dentro da sua cozinha.
Prefira as carnes vermelhas magras, os peixes e as aves. Evite carnes vermelhas gordas, grãos refinados, doces, bebidas adocicadas e alimentos ricos em sal. Estes alimentos são ricos em calorias e pobres em nutrientes.
Os leites e seus derivados magros ou desnatados são mais saudáveis além de serem ricos em proteínas e cálcio.
Lembramos que o objetivo da Nova Pirâmide alimentar é fornecer informações gerais e ao mesmo tempo bastante úteis para a população sobre o consumo de uma alimentação saudável. No entanto, estas informações não são destinadas a oferecer um aconselhamento nutricional personalizado. Você deve buscar orientações individualizadas com o seu nutricionista.

Referência:

Exercícios sobre química 8ª série / 9º ano


1 . Um átomo é constituído por 21 elétrons e possui número de massa igual a 40. Qual seu número atômico e seu número de nêutrons, respectivamente.

2 . Os íons representados por 1123Na+ e 1124Na+ apresentam o mesmo número de:

3 . O átomo constituído de 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons apresenta, respectivamente, número atômico e número de massa iguais a:

4 . Indique o número de prótons, nêutrons e elétrons que existem, respectivamente, no átomo de mercúrio 80200Hg:

5 . Um íon de certo elemento químico, de número de massa 85, apresenta 36 elétrons e carga +1. Qual é o número atômico desse íon?

6 . O átomo de um elemento químico possui 83 prótons, 83 elétrons e 126 nêutrons. Qual é, respectivamente, o número atômico e o número de massa desse átomo?

7.  Quais são as camadas eletrônicas?

8.  Quando um átomo ganha ou perde elétrons deixa de ser neutro então ele passa a ser chamado de:

9. Quando um átomo ganha um elétron ele fica com uma carga negativa-. Como é chamado o íon formado?

10.  Quando o átomo perde um elétron ele fica com uma carga positiva+. Como é chamado o íon formado?

11.  O que é um átomo eletricamente neutro? Quando um átomo deixa de ser eletricamente neutro ?

12. O átomo constituído de 20 prótons, 22 nêutrons e 20 elétrons apresenta, espectivamente, número atômico (Z) e número de massa (A) iguais a : 

13.  Um átomo de certo elemento químico tem número de A igual a 144 e número Z 70. Podemos afirmar que o número de N que encontraremos em seu núcleo é:

14. O Z de um determinado átomo é conhecido. Para se determinar o seu número de A, é preciso conhecer-se também o número de:

15.  Complete a tabela abaixo:

ELEMENTO
SÍMBOLO
Z
A
P
N
E
Ferro
Fe
26

26
30

Manganês
Mn

55

30

Cloro
Cl
17
35
17


Argônio
Ar


18
22
18
Iodo
O



74
53

16.  O que significa a expressão  A = Z + N ?


Quer saber as respostas? Então envie um email  para



Exercícios sobre alimentos 7ºsérie / 8º ano

"CRUZADINHA SOBRE NUTRIÇÃO"

Cruzadinha científica;

Horizontais
1. O processo consiste em adicionar grande quantidade de cloreto de sódio 
ao alimento, é mais usado na conservação de carnes.
4. Tipo de açúcar encontrado na cana-de-açúcar.
6. Com exceção desse alimento, todos os outros em carboidratos se originam 
de plantas.
7. Quadro que se caracteriza pela perda excessiva de água.
8. A falta desse sal no organismo origina o bócio popularmente chamado 
de papeira.
10. Doença que se caracteriza principalmente por sangramento gengivais, 
por falta da vitamina C.
11. O que a vitamina K evita.
Verticais
2. O que a vitamina E combate.
3. Doença que se caracteriza pela má formação do esqueleto.
5. Sais utilizados na fabricação hemoglobina pelo organismo: principais 
fontes; feijão, figado, carnes e verduras entre outros.

9. Órgãos sólidos do corpo humano fortalecidos pela vitamina D.
 

2) Uma forma adequada de armazenar alimentos é guardá-los em geladeiras. 
Os refrigeradores cumprem bem a função de conservar por mais tempo os 
alimentos porque:
(A) em ambientes frios o tempo passa mais devagar.
(B) no interior da geladeira o alimento fica menos exposto ao oxigênio do ar.
(C) o ambiente criado em seu interior é mais seco e livre de poluentes.
(D) em ambientes frios os fungos e bactérias agem mais devagar.

3) Quando estamos com saúde, temos disposição para comer, nadar, brincar, 
estudar e realizar muitas atividades.

A energia de que precisamos para essas tarefas conseguimos adquirir com:

(A) refrigerantes.
(B) a água que mata a sede.
(C) uma alimentação bem equilibrada.
(D) as vacinas que tomamos.

4) O corpo humano necessita ingerir diariamente uma quantidade mínima 
de energia para que possa exercer as suas funções. A quantidade de calorias 
que deve ser ingerida depende do sexo, idade e atividade física exercida pela 
pessoa, variando de 1.500 a 3.000 Kcal diárias.
Que nutriente encontrado nos alimentos é utilizado pelo organismo como a 
principal fonte de energia?
(A) Carboidrato.
(B) Lipídio.
(C) Proteína.
(D) Vitamina.

5) A professora do 8º Ano constatou que alguns alunos que vêm à escola 
sem tomar o café da manhã, queixam-se de dor de cabeça, mal estar, 
enjoos e tonturas, o que pode ser uma reação do organismo à baixa taxa 
de glicose no sangue.
Falar de baixa taxa de glicose no sangue é o mesmo que falar de falta de:
(A) gordura no fígado.
(B) sal no organismo.
(C) açúcar no sangue.
(D) colesterol no sangue.

6) Quando um esportista joga futebol, o alimento que pode contribuir para 
fornecer energia é
(A) o bife.
(B) o ovo.
(C) a alface.
(D) o arroz.

7) Responda:

A) Um atleta poderia alimentar-se ao longo de uma semana, somente com saladas? Justifique.

B) O que um aumento de acidez na boca acarreta à saúde dos dentes?

C) Que tipo de carboidrato é encontrado em cada alimento abaixo.
maçã ______________________

batata _____________________

cana-de-açúcar _____________________

cebolinha _________________________

Quer saber as respostas? Então envie um email  para