domingo, 17 de março de 2013

RESUMO 1º ANO


RESUMO SOBRE O CICLO DA ÁGUA


O que é 
O ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza. Este movimento é finito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos.

Processo 
O vapor de água, proveniente da evaporação, forma as nuvens na atmosfera. Quando estas nuvens ficam sobrecarregadas e atingem altitudes elevadas ocorrem às chuvas. Estas se formam, pois a temperatura cai e a água transforma-se em líquido (condensação).
Esta água que cai nas chuvas vai parar nos oceanos, rios e lagos. Depois, a água vai evaporar novamente, formando assim o ciclo da água mais uma vez.

Importância
O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta Terra. É através do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climática, criação de condições para o desenvolvimento de plantas e animais e o funcionamento de rios, oceanos e lagos.

RESUMÃO SOBRE O CICLO DO CARBONO

O carbono é um elemento químico que ocorre em todos os organismos vivos. Não existe substância orgânica que não tenha o carbono. Ele entra nas plantas através da fotossíntese onde o gás carbônico (CO2) é transformado em glicose (C6H12O6 – outro composto com carbono). Ele é repassado aos animais através da alimentação e devolvido a atmosfera através da respiração, quando se expulsa o CO2.
Os decompositores também participam do ciclo do carbono ao absorver todos os nutrientes da matéria morta e devolvendo ao meio ambiente os gases: metano (CH4) e carbônico (CO2), fechando o ciclo. 

DESEQUILÍBRIO DO CICLO DO CARBONO

Ao efetuar queimadas de florestas ou de combustíveis fósseis (carvão e petróleo), uma grande quantidade de gás carbônico segue para a atmosfera. Esse gás é importante na atmosfera porque absorve calor e mantém o planeta em uma temperatura confortável para sobrevivência. Porém, em excesso, o gás carbônico passa a concentrar mais calor que o suportável, criando ambientes superaquecidos. É o que chamamos de EFEITO ESTUFA: o aquecimento do ambiente em virtude do excesso de CO2 no ar. 
Hoje o mundo experimenta uma situação muito séria graças ao efeito estufa. O mundo todo produz muito CO2 através das chaminés de suas indústrias e queimadas, provocando o designado AQUECIMENTO GLOBAL. 
Aumentando a temperatura de todo o planeta, alteramos o clima e o nível do mar, o que consequentemente leva a extinção de várias espécies de animais e vegetais mais sensíveis às mudanças ambientais. Atualmente, o aquecimento global é responsável pelo aumento na incidência de furacões, derretimento das calotas polares e aumento do nível oceânico. 
Regularmente, os representantes de todos os países se reúnem para encontrar uma solução para esse sério problema ambiental. A partir de um desses encontros, se propôs o PROTOCOLO DE KYOTO. Criado no início da década de 90 propunha redução da produção de CO2 em 6%, por todos os países. Entretanto, esse tratado não deu certo porque os maiores poluidores (EUA) não aceitaram o acordo, já que demandaria gastos muito grandes, o que resultaria em prejuízos econômicos muito sérios.

Nenhum comentário: