domingo, 26 de maio de 2013

RESUMO SOBRE ALGAS - COMPLETO

ALGAS

O termo alga denomina organismos eucarísticos fotossintetizantes, com organização corporal simples, que vivem no mar, em lagos, em rios ou em superfícies úmidas. Grande parte da algas é unicelular, mas há diversas espécies multicelulares. Quanto à estrutura interna, porém, as algas não apresentam tecidos nem órgãos diferenciados como ocorrem nas plantas.

CLOROFÍCEAS OU ALGAS VERDES:
 existem espécies unicelulares e multicelulares. Cores variam entre verde intenso até tons de verde acastanhado ou acinzentado. A maioria é aquática, com espécies marinhas e espécies de água doce; umas poucas vivem em barrancos e troncos de árvores em locais de grande umidade. No litoral brasileiro o tipo mais comum é a Ulva ou alface-do-mar. Alguns tipos vivem em associação mutualística com fungos, constituindo liquens, outras vivem no citoplasma de células de animais e conhecidas como zooclorelas, essas fornecem ao cnidário substâncias orgânicas nitririas produzidas por meio da fotossíntese e o animal às garante abrigo, nutrientes inorgânicos e certas substâncias orgânicas de que necessitam. Esse tipo de associação mutualística é chamado de endossimbiose.
Tipo de clorofila: a e b
Componentes da parede celular: celulose
Substância de reserva: amido
Pigmentos carotenos e diversas xantofilas

FEOFÍCEAS OU ALGAS PARDAS:
 São multicelulares e vivem no mar. A cor das feofíceas vai do bege claro ao marrom-amarelado. Nos mares tropicais há poucas espécies. Algumas espécies acumulam carbonato de cálcio na parede celular, o que lhes conferem um aspecto petrificado.
Tipos de clorofila: a e c
Pigmentos: carotenos, fucoxantina e outras xantofilas
Substância reserva: óleos e laminarina
Componentes da parede celular: celulose e algina

RODOFÍCEAS OU ALGAS VERMELHAS:
A maioria é multicelular. São abundantes nos mares tropicais, mas também ocorrem em água doce e em superfícies úmidas. A cor pode variar do vermelho ao roxo-escuro. O talo é geralmente ramificado, com estrutura especializada na fixação ao substrato.
Tipos de clorofila: a e d
Pigmentos: carotenos, diversas xantofilas, ficoeritrina e ficocianina
Substância reserva: amido das florídeas
Componentes da parede celular: celulose, ágar e carragenina

DIATOMÁCEAS:
 São unicelulares e vivem principalmente em mares de água fria, mas há varias espécies em lagos de água doce. Suas células são recobertas por uma carapaça denominada fúrcula, constituída por bióxido de silício. Em muitas espécies a fúrcula é formada por duas partes encaixadas. Muitas vivem na superfície dos mares e lagos, constituindo parcela importante do fitoplâncton. Há espécies que secretam um muco aderente, que lhes permitem viver grudadas à superfície de diversos organismos marinhos.
Tipos de clorofila: a e c
Pigmentos: carotenos, fucoxantina e outras xantofilas
Substância reserva: óleos
Componentes da parede celular: dióxido de silício
CRISOFÍCEAS OU ALGAS DOURADAS:
 A maioria é unicelular e há tanto espécies marinhas como de água doce. Os pigmentos marrom meio amarelados e a iridescência (refletir cor) produzida pela sílica ressente na parece celular conferem a algumas espécies um aspecto dourado.
Tipos de clorofila: a e c
Pigmentos: carotenos, fucoxantina e outras xantofilas.
Substância reserva: óleos e crisolaminarina, um polissacarídeo.
Componentes da parede celular: celulose (alguns casos com dióxido de silício)
EUGLENÓIDES:
 A maioria é de água doce. São organismos unicelulares livres, ou seja, natantes, cuja célula não apresenta parede celular. Em geral apresentam dois flagelos, um curto, que não chega a emergir da célula e outro longo, usado para locomoção. A cor verde de muitos euglenóides deve-se à presença de numerosos cloroplastos. Entretanto, há espécies sem cloroplastos, cuja nutrição é exclusivamente heterotófica.
Tipos de clorofila: a e b
Pigmentos: carotenos e xantofilas
Substância reserva: paramilo
Componentes da parede celular: sem parede celular

DINOFLAGELADOS:
São unicelulares. A maioria vive no mar e, junto com as diatomáceas, constituem parte importante do fitoplâncton oceânico. Os dinoflagelados têm dois flagelos, o que lhes permitem deslocar-se rodopiando. Algumas espécies de dinoflagelados vivem endossimbioticamente dentro das células de protozoários e de certos animais marinhos em relação mutualística constituindo as chamadas zooxantelas. São a causa da bioluminescência do mar e da maré vermelha.
Tipos de clorofila: a e c
Pigmentos: carotenos, peridina e diversas xantofilas.
Substância reserva: amido e óleos
Componentes da parede celular: celulose

CAROFÍCEAS:

São multicelulares de água doce que crescem geralmente ancoradas a fundos submersos. Seu talo é complexo, muitas espécies acumulam carbonato de cálcio nas paredes celulares o que lhes confere um aspecto áspero e petrificado. A cor normalmente é esverdeada tendendo para o castanho-acinzentado.
Tipos de clorofila: a e b
Pigmentos: carotenos e xantofilas
Substância reserva: amido
Componentes da parede celular: celulose e carbonato de cálcio

REPRODUÇÃO:
Assexuada: por divisão binária, a célula divide-se por mitose, originando dois novos indivíduos. Em muitas algas filamentosas, ocorre a reprodução por fragmentação de talos.
Sexuada: em algumas algas unicelulares cada organismo comporta-se como um gamela. Dois indivíduos sexualmente maduros fundem-se e originam uma célula diploide contida no interior de um envoltório, formando o zigosporo. A célula diploide do sigósporo passa por meiose e origina quatro novos indivíduos haploides, que poderão reproduzir-se assentadamente ou repetir o ciclo sexuado.

IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA E ECONÔMICA DAS ALGAS:
 o fitoplâncton é a base de sustentação das cadeias alimentares nesses ecossistemas. O plâncton é responsável por quase 90% de toda a fotossíntese realizada no planeta, logo ele é responsável por quase todo o gás oxigênio presente na atmosfera.

DIVERSAS ALGAS SÃO COMESTÍVEIS

De algumas algas vermelhas são extraídas substâncias economicamente importantes, como o agar e a carragenina.

Nenhum comentário: