segunda-feira, 13 de maio de 2013

TESTE SEUS CONHECIMENTOS - 2º ANO


01. A unidade funcional do sistema nervoso é uma célula excitável, altamente especializada, o neurônio. Os neurônios, normalmente, apresentam três regiões principais: o corpo celular, os dendritos e o axônio. Observe as estruturas indicadas em 1, 2, 3, 4 e 5 da figura abaixo e assinale a alternativa correta.

Figura. Ilustração esquemática de uma célula nervosa humana.
a) 5 – dendrito, 3 – corpo celular, 2 – axônio, 1 – botões sinápticos, 4 – terminações axônicas.
b) 1 – corpo celular, 2 – denditros, 3 – axônio, 4 – telodendro, 5 – terminações axônicas.
c) 3 – axônio, 2 – corpo celular, 1 – dendrito, 4 – botões sinápticos, 5 – telodendro.
d) 2 – corpo celular, 3 – dendrito, 1 – axônio, 4 – telodendro, 5 – terminações nervosas.

02. Um indivíduo sofreu uma queda e desmaiou, sendo socorrido e conduzido ao hospital onde foram feitos exames e o mesmo ficou sob observação. Após algum tempo despertou, afirmando que não estava enxergando. O médico explicou à família que o trauma deve ter atingido.
a) Os lobos temporais, situados nas regiões laterais inferiores da cabeça, que controlam a visão.
b) Os lobos occipitais, situados na parte traseira da cabeça, eu controlam a visão.
c) Os lobos parietais, localizados nas regiões laterais superiores da cabeça, que controlam a visão.
d) O lobo frontal, localizado na porção anterior de cada hemisfério cerebral, que controla a visão.
e) Os lobos localizados na parte inferior do cérebro, responsáveis pela visão.

03. Alguns tipos de drogas, utilizadas no tratamento da esquizofrenia, agem bloqueando os receptores de dopamina, um tipo de neurotransmissor, nas sinapses. A respeito desse bloqueio, é correto afirmar que
a) ocorre no axônio de um neurônio.
b) provoca a destruição dos neurotransmissores.
c) como consequência, não há impulso nervoso no neurônio pós-sináptico.
d) atrasa a condução de um impulso ao longo de um neurônio.
e) provoca a diminuição permanente da produção de ATP no neurônio pós-sináptico.

04. O encéfalo humano origina-se do desenvolvimento embrionário de cinco vesículas dispostas em linha; onde a quarta vesícula origina o cerebelo. Se Xcorresponde ao número que indica o cerebelo, na figura, e Y corresponde ao papel por ele exercido no organismo desse homem, é correto afirmar que:

a) X = 1 e Y = sede da inteligência.
b) X = 2 e Y = sede da audição.
c) X = 3 e Y = sede da memória.
d) X = 4 e Y = coordenador do equilíbrio corporal.
e) X = 5 e Y = coordenador da visão.

05. Sobre o Sistema Nervoso, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa que corresponda somente às afirmativas corretas.
I. Os neurônios durante o repouso, quando não estão transmitindo impulsos nervosos, apresentam a superfície interna da membrana plasmática negativa em relação ao exterior.
II. As células de Schwann e os oligodendrócitos são células gliais responsáveis pela formação da bainha de mielina no sistema nervoso periférico e sistema nervoso central, respectivamente.
III. Nas sinapses químicas as células comunicam-se entre si através de junções intramembranas (junções gap), permitindo a passagem do impulso nervoso diretamente de uma célula para outra.
IV. Na transmissão do impulso nervoso, os neurônios passam pela despolarização e repolarização, onde ocorre alteração da permeabilidade da membrana aos íons sódio e potássio, respectivamente.
a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

06. O principal componente do sistema nervoso é o neurônio, um tipo de célula altamente especializada em receber, conduzir e transmitir mensagens a outras células. A região entre dois neurônios é chamada sinapse; as substâncias químicas que transmitem as mensagens de um neurônio a outro pela sinapse são chamadas mediadores, mensageiros químicos ou neurotransmissores. Os cientistas descobriram que, em muitas doenças do sistema nervoso, a quantidade desses mensageiros fica alterada. O consumo habitual de drogas, como a cocaína, o tabaco e a maconha, também produz efeito semelhante.


Dadas as afirmações sobre o assunto,
I. Quando o neurônio é devidamente estimulado, ocorre uma onda de alterações elétricas em sua membrana, sempre dos dendritos em direção ao axônio.
II. As sinapses nervosas ocorrem, em geral, entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro, mas também pode haver sinapses entre um axônio e um corpo celular, entre dois axônios, ou entre um axônio e uma célula muscular, neste caso, chamada sinapse neuromuscular.
III. Dentre outras, algumas substâncias que atuam como neurotransmissores são: acetilcolina, adrenalina (ou epinefrina), neuroadrenalina (ou norepinefrina), dopamina e serotonina.
Está(ão) correta(s):
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e III.
e) I, II e III.

07. Com a intenção de avaliar o efeito dos neurotransmissores na contração muscular, uma pesquisa foi realizada fixando-se a extremidade de uma fatia de músculo cardíaco a um medidor de força. Sobre essa fatia de músculo, o biólogo pingou gotas de cinco diferentes neurotransmissores, uma por vez. O medidor de força mostrou que houve contração após as células musculares terem sido banhadas em
a) noradrenalina.
b) acetilcolina.
c) serotonina.
d) glicina.
e) glutamato.

08. Durante o ataque de um cão uma pessoa apresenta: aumento da frequência cardíaca, aumento da frequência respiratória e aumento do retorno venoso. Estas alterações fisiológicas são estimuladas pelo(s):
a) Sistema Neuro-hipófise.
b) Sistema Nervoso Parassimpático.
c) Sistema Límbico.
d) Sistema Nervoso Simpático.
e) Reflexos Medulares.

09. Aplicado um estímulo num ponto de um axônio, como ilustrado na figura, ocorrem os seguintes eventos:


1. A membrana torna-se muito permeável ao sódio (X), que passa do meio para o interior do axônio em maior quantidade do que os íons potássio (Y) saem do interior para o meio.
2. A membrana torna-se muito permeável ao potássio (X), que passa do meio para o interior do axônio em maior quantidade do que os íons sódio (Y) saem do interior para o meio.
3. A superfície da membrana, no ponto e no instante do estímulo, fica externamente negativa e internamente positiva; diz-se, então, que a membrana sofreu inversão de polaridade.
4. Os íons sódio (X) são expulsos, e a membrana volta à polaridade inicial.
Estão corretas apenas:
a) 1 e 4.
b) 2 e 3.
c) 1, 3 e 4.
d) 2, 3 e 4.
e) 1 e 3.

10. O sistema nervoso autônomo é subdividido em sistema nervoso simpático e parassimpático, que funcionam de maneira involuntária. Assinale a alternativa correta com relação à atividade simpática:
a) contração da pupila e da bexiga urinária.
b) taquicardia e broncoconstrição.
c) vasoconstrição das artérias e taquicardia.
d) bradicardia e broncodilatação.
e) relaxamento da bexiga urinária e broncoconstrição.

11. A figura abaixo representa um fragmento de medula espinhal e alguns neurônios. Assinale a relação correta entre I, II e III.


I
II
III
a
Sinapse
Neurônio motor
Neurônios sensitivos
b
Sinapse
Neurônio motor
Neurônios integradores
c
Sinapse
Neurônio integrador
Neurônios sensitivos
d
Sinapse
Neurônio sensitivo
Neurônios motores
e
Sinapse
Neurônio sensitivo
Neurônios integradores

12. Otto Loewi realizou experimento clássico que comprovou, de maneira incontestável, que existia a mediação química no Sistema Nervoso Autônomo. Ele isolou dois corações de sapo, os perfundiu com uma solução fisiológica morna (Ringer) e registrou a atividade cardíaca. A experiência demonstrou que: ao estimular determinado nervo (A) do coração 1, ocorre uma forte inibição das contrações cardíacas espontâneas daquele coração; ao perfundir o coração 2 com o líquido efluente do coração 1, ocorre, no segundo coração, o mesmo efeito inibidor. Analise a figura abaixo e as afirmações correspondentes.
I    II
0   0 – O nervo estimulado (A), que provocou a diminuição dos batimentos cardíacos, faz parte do Sistema Simpático, pois este tem um efeito inibidor sobre o coração.
1   1 – A inibição do coração 2 pelo líquido efluente do coração 1, ocorre devido à presença de acetilcolina liberada pela estimulação do Parasimpático, no coração 1.
2   2 – A inibição do coração 2 ocorre devido à condução do impulso nervoso através do líquido (Ringer), pois este é um bom condutor elétrico.
3  3 – Se o nervo estimulado fosse do Simpático, teríamos um aumento da atividade cardíaca e não uma inibição, pois este ramo do sistema nervoso autônomo tem uma ação excitatória sobre o coração.
4  4 – O resultado dessa experiência demonstra que a frequência cardíaca não depende do controle neural.



GABARITO

1C-2B-3C-4D-5B-6E-7A-8D-9C-10B-11D- 12FVFVF




Nenhum comentário: